}); GUITARRA INTELIGENTE: Acordes Maiores (CAGED)

Facebook

31 de mar. de 2013

Acordes Maiores (CAGED)

Este sistema classifica os desenhos dos acordes (shapes) em 5 famílias. São 5 modelos de acordes: modelo de C, modelo de A, modelo de G, modelo de E e modelo de D, por isso CAGED. Segue abaixo os acordes geradores.

Acordes Geradores

Agora observe a evolução do acorde de D (Ré Maior) no braço da guitarra. Obs.: No modelo de G as nota mais graves são opcionais.

CAGED D Maior

O interessante deste raciocínio é que quando aplicado à outras tonalidades o que muda é a localização dos acordes no braço da guitarra e não os modelos (shapes) dos acordes. Os modelos continuam os mesmos !!!
Veja no exemplo em G:

CAGED G Maior

É muito importante treinar em todas as tonalidades e aplicar em seu repertório nas 5 regiões do braço. Para que este raciocínio funcione satisfatóriamente é imprescindível o conhecimento das notas em todas as "casas" e cordas.

Dúvidas deixem um comentário...

Bons estudos !!!

5 comentários:

  1. Olá. Parabéns pelo blog, explicações bem detalhadas.
    Um grande achado este blog.

    Tenho exatamente 6 meses de estudos.
    Uma dúvida sobre o assunto abordado neste post. No caso do sistema CAGED, não seria necessário a utilização da pestana na formação dos acordes baseados nos chapes do sistema?

    Na representação do braço da guitarra que ilustra as posições das notas do acorde, senti a "falta" da pestana.
    Ou eu estou completamente enganado.

    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Willian ! Obrigado pelo comentário e continue participando do Blog ! Sim, você está certo ! É necessário a pestana em alguns modelos de acordes. Fiz algumas alterações nas imagens para tentar "ilustrar" melhor a pestana. Clicando sobre a imagem é possivel visualizar melhor. Dúvidas estou à disposição ! Abraço !

      Excluir
  2. OK. Vitor.

    Estarei sempre por aqui.
    ABS.

    ResponderExcluir
  3. excelente postagem,me serviu de grande ajuda.

    ResponderExcluir